domingo, 26 de outubro de 2014

Caminho dos Fetos até ao Pico Ruivo do Paul

Boas!

Hoje fiz um percurso que consta no livro Madeira - Os melhores percursos de levada e de montanha, da editora Rother, intitulado "Caminho dos Fetos até ao Pico Ruivo do Paul". Não tenho ideia de quanto é o percurso total mas é menos de 3 km (1h30 a andar).

Começa no cruzamento entre a estrada que liga o Paul da Serra à Encumeada, na saída para Estanquinhos. Logo é direita existe um parque de estacionamento, sendo que à esquerda esta uma levada. O caminho começa por aí.




Vai-se andando lado a lado da levada até à área de lazer das Fontes Ruivas. O percurso é lindíssimo, sendo a levada ladeada cada vez por mais pinheiros.  




Depois é subir até ao Pico Ruivo do Paul. O percurso é estreito mas passa-se bem, é preciso é ter cuidado com as silveiras.





Chegados ao Pico Ruivo do Paul, temos uma paisagem deslumbrante para toda a planície do Paul da Serra e também para o vale de São Vicente. Vira-se é direita para outro miradouro. Depois é seguir o trilho que nos leva novamente às Fontes Ruivas, à levada até ao final do percurso.




O ideal é fazer a caminhada num dia sem nevoeiro para se poder desfrutar das paisagens.




Apesar de ser um percurso bastante pequeno, é muito bonito e muito diferente de outras levadas da Madeira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails