terça-feira, 12 de agosto de 2014

Vereda da Ribeira da Janela

Boas,
Fiz este passeio a meados de Julho de 2014, na direção Ribeira da janela - Curral Falso - Ribeira da Janela. Este percurso está registado como PR 15 Vereda da Ribeira da Janela e tem 2,7 km (só ida).

O percurso inicia na estrada regional 209 no caminho entre a Ribeira da Janela e o Fanal. Na estrada está sinalizada com um placard com o mapa do percurso (tanto na Ribeira da Janela como no Curral Falso).

Esta vereda/levada continua depois no PR 14 Levada dos Cedros e depois no PR 13 Vereda do Fanal.
Para quem tiver possibilidade de levar dois carros é possível fazer a PR 15 e 14 no mesmo dia (2.7 km + 7.2 km).
A vereda tem um desnível de 420 m, por isso para quem não pretende fazer muitas subidas aconselho o sentido inverso.

Pessoalmente devido a este percurso ser pouco extenso não senti muita dificuldade, basta fazer umas pausas pelo caminho para apreciar as vistas!
Está bem sinalizado exceto num cruzamento de quem está a subir na direção do Curral Falso, à esquerda existe uma levada e tem que se virar à direita e só depois aparece sinalização.

Apesar de ser um percurso muito pouco conhecido vale bastante a pena, é de facto muito bonito e pouco percorrido.